quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COWORKING PARA O VAREJO


Várias pessoas me questionaram se havia um modelo semelhantes aos escritórios coworking voltado para o varejo. Principalmente para estes segue este post.

O modelo Coworking  que está sendo difundido no país a cada dia para profissionais autônomos, micro empresas de serviços e consultorias e etc, já existe a mais tempo para o comercio varejista, porém com outra denominação são os CCP (Centros de comercio popular, ou Shopping Popular).

Nestes ambientes, assim como nos escritórios coworking, a administradora é responsável por toda infraestrutura necessária para prática do comércio, ficando a cargo do micro empresário o foco de suas atividades comerciais (basicamente compra e venda).


Há diversos tipos de ofertas de espaços comerciais como estes, assim também como objetivo de cada um.

Em alguns centros tem o foco de importados e tecnologia, outros são diversificados e o mais crescente são voltados para o comercio feminino com roupas, acessórios e cosméticos como prioridade, uns de investimento público desenvolvido pelo governo para retirar os camelôs das ruas outros de iniciativas privadas.

Exemplos claros, basta passar algumas horas na 25 de Março em São Paulo, porém práticas mais interessantes e profissionalizadas estão surgindo como por exemplo a Feira Shop em Belo Horizonte, rede de 18 anos com mais de 20 lojas em mais de 1300 lojistas que como diferencial, além de um layout moderno e organizado (uma exceção neste tipo de negócio) ainda conta com profissionais de suporte administrativo para tirar dúvidas de como manter seu negócio e uma revista para exposição de seus produtos.

Esta é uma ótima opção para o empreendedor que deseja iniciar no comercio e contar com fluxo de shopping com investimento de coworking.

Não há números exatos nem estudos aprofundados sobre este assunto, mas estimasse faturamentos de até R$ 50mil reais por unidade de negócio (stand, box, loja...etc), com crescimento médio de 10% ao ano.

Até Breve

Um comentário:

  1. No dia 10 de novembro/2012, Porto Alegre irá receber um novo espaço de coworking, a FÁBRICA DE IDEIAS COWORKING, que fica localizado na Rua Garibaldi, 1336 - bem próximo ao Parque da Redenção e de outros serviços de conveniência.
    Interessou? Mais informações pelo e-mail: contato@fabricadeideiascw.com.br
    É só chegar que a casa é sua!

    ResponderExcluir